Cremesp denuncia propagandas com falsos médicos promovendo a venda de medicamentos



O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) oficiou, nesta quinta-feira (18), o Ministério Público e a Polícia Civil solicitando providências urgentes  sobre a veiculação de anúncios, nas redes sociais, de venda de medicamentos e suplementos, nos quais atores se passam por médicos com o objetivo de ludibriar a população, induzindo à compra.


Nas publicações não há indicativos de que a pessoa que está participando do anúncio é ator ou atriz. Em algumas delas, inclusive, os atores se apresentam com nome e crm de médicos verdadeiros, o que pode configurar crime de falsidade ideológica.


O Cremesp ressalta que práticas como esta são graves e perigosas, e prejudiciais para a população e para a própria classe médica.


O Conselho reforça também a importância do uso do Guia Médico, disponível no site do Cremesp, que permite checar, pelo nome ou crm, se o profissional é realmente médico e se possui especialidade registrada.


Por fim, caso algum médico identifique que seus dados estão sendo utilizados por terceiros, recomenda-se que o profissional informe o Conselho Regional de Medicina e faça boletim de ocorrência.


Fonte: https://www.cremesp.org.br/?siteAcao=NoticiasC&id=6518 - Acesso em 06/08/2024 às 10h07, escrito por Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo