Crescimento de Vendas de Medicamentos Cardiovasculares no Brasil Alerta para Prevenção


As doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, continuam sendo a principal causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, essas condições causam uma morte a cada 90 segundos, somando mais de 200 mil óbitos entre janeiro e agosto de 2024.


Um levantamento da epharma revelou um aumento de 76,18% nas vendas de medicamentos para essas doenças nos primeiros sete meses de 2024 em relação a 2023. Segundo especialistas, a pandemia de Covid-19 impulsionou a conscientização sobre a saúde, resultando em mais diagnósticos precoces e tratamentos. Tecnologias como inteligência artificial e dispositivos de monitoramento também contribuíram para esse avanço.


O Centro-Oeste foi a região com maior crescimento nas vendas, com um aumento de quase sete vezes em comparação ao mesmo período de 2023. Além disso, a economia gerada pela venda de medicamentos via PBM subiu 105% nos primeiros sete meses de 2024.


Entre os medicamentos com maior crescimento de vendas estão a losartana (409,7%) e a hidroclorotiazida (356,5%), usados no tratamento de hipertensão e prevenção de complicações cardiovasculares.